ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS- séries iniciais
* Retrato de pato
O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.
O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.
Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".
Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.
O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.
Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.
E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.
Pousou no bico do pato:
- Eu também quero retrato!
No retrato saio só eu,
Pra mandar a minha vó!
A discussão não parava
E cada qual mais gritava.
Passa na rua um polícia.
"Uma briga? Que delícia!"
Entra como um pé de vento
Prende tudo num momento.
Mário Quintana, Pé de Pilão, Ática.
Responda:
1. Quem escreveu a poesia?
2. Que nome ele deu à poesia?
3. Quando o pato foi tirar retrato?
4. Quem tirou o retrato do pato?
5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?
6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.
7. " A discussão não parava
E cada qual mais gritava".
a) Quem discutiu?
b) Porque houve essa discussão?
_____________________________________________________________________________________
*Sinais de pontuação (2ª série)
Ponto Final
Leia a frase:
Lucas comprou seu lanche.
No final dessa frase aparece o ponto final: .
Ponto de interrogação
Leia a frase:
O senhor pode me dar o caderno, por favor?
No final dessa frase aparece o ponto de interrogação: ?
Ponto de exclamação
Leia a frase:
Aqui esta o seu caderno, menina!
No final dessa frase aparece o ponto de exclamação: !
Atividades:
1) Pontue corretamente as frases.
a) João, não quero ir à praça, quero ir ao cinema__
b) Olá Luciana, você gostaria de comer um bolo__
c) Que linda essa festa de aniversário__
d) Vamos ao parque de diversões junto__ Para brincar na roda gigante__
e) Que surpresa ver você por aqui-__
2) Ordene as palavras e forme frases. Não esqueça de colocar o ponto final.
a) árvore cortou O homem a não
________________________________________________________
b) sorvete vou tomar Amanhã um
________________________________________________________
c) cachorro pêssego O caiu na cabeça
________________________________________________________
d) passear no Ele de parque gosta não
________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
Nome _______________________________ Data_______________
Se eu fosse um ratinho...
Eu queria ser um ratinho muito pequeninho e muito brincalhão com os meus amigos. Fazia as pessoas andarem atrás de mim. Ia para as casas e começava a correr de um lado para o outro.
Assustava as pessoas e passava-lhes pelo meio das pernas. Nunca estava na mesma casa, porque podiam dar-me veneno e eu comê-lo e morrer.
1- Leia atentamente o texto e responda:
- Quem o ratinho assustava?_________________________________________
____________________________________________________________________
- Ele tinha medo de comer veneno? ____ Porquê?____________________________
____________________________________________________________________
- O que VOCÊ pensa dos ratos?____________________________________________
____________________________________________________________________
- Descreve como é que os ratos são?_______________________________________
2-A palavra brincalhão significa:
Triste ____
vaidoso ____
divertido ____
chorão____
3- Completa com: Eles; Ele; Nós; Eu; Vós;ou Tu:
________ como.
________ comes.
________ come.
________ comemos.
________ comeis.
________ comem.
4- Escreve o plural das palavras:
Pluma__________
céu ________
lã _________
focinho _________
Cão ___________
lua __________
elefante ___________
país _________
Mulher ________
maçã _________
olho _________
luz ___________
5-Completa com o masculino e o feminino das palavras:
Elefante - __________
senhor - _________
menino - _________
ela - ______
galinha - ________
pai - ______
rapaz - ____________
6 – Escreve o contrário das palavras:
Feio - __________
claro - _____________
contente - __________
rir - __________
aberta - ___________
sentado - __________
7-Ordena as palavras e escreve correctamente as frases:
O começou ratinho correr a
____________________________________________________________________
casa. Nunca mesma estava na
____________________________________________________________________
ratinho. Eu ser queria um
____________________________________________________________________
Chiquinho e o Circo
Chiquinho, um belo rapaz, viu no anúncio de um cartaz à porta do circo: “Hoje – Grandioso espetáculo a 1 real por cabeça. Não deixem de vir ver o conhecido Saltitão, o melhor palhaço do Mundo. Apenas por 1 real!!! Quem não tiver cabeça, não paga a entrada.”
Ora o Chiquinho tinha cabeça mas não tinha dinheiro. Ele gostava tanto de circo que começou a magicar numa ideia para entrar.
- Se não tivesse cabeça – pensou ele entrava sem pagar nada.
Depois de muito pensar o Chiquinho fez o seguinte:
Tapou-se com um casaco grande e pôs o colarinho da camisa por cima da cabeça. E como não tinha cabeça, o Chiquinho entrou sem pagar.
(adaptado)
1-Completa de acordo com o texto.
O Saltitão era o ______________________________________________
A entrada custava ____________________________________________
Quem não tivesse _____________________ não ___________________
2-O que é que o Chiquinho pensou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Escreve S (sim) ou N (não).
( ) O Chiquinho era um palhaço.
( ) O Chiquinho queria ir ver o circo.
( ) O Saltitão era um palhaço muito famoso.
4-Escreve do texto:
O nome próprio do palhaço__________________________
Um nome comum _________________________________
5-Completa as frases à escolha.
•O Chiquinho é um menino ______________________.
•O sobretudo é um agasalho _____________________ .
•O palhaço é __________________________________ .
6-Escreve no plural:
Cartaz - _________________
Cabeça - _____________________
Colarinho - ________________
Palhaço - _____________________
7-Além dos palhaços, que mais podes ver no circo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-Divide as palavras em sílabas.
palhaço - ______________________
malabarista - _______________
circo - _______________________
Chiquinho - ___________________
9-Escreve o feminino das palavras.
Palhaço - ________________
Chiquinho - _____________
Cabeçudo - ______________
rapaz - ________________
10-Sublinha o verbo (acção) nas frases.
•O palhaço ri muito.
•O Rui corre devagar.
•A Rafaela caiu.
•O Eduardo fugiu.
_____________________________________________________________________________________
NÓ DA AMIZADE
Um amigo é um bem
um tesouro que se tem
são as luzes das estrelas
que nos guiam mais além
são os momentos bons e maus
nesta estrada percorrida.
E digo mais: não vos trocava
por nada desta vida!
Um amigo é um irmão
nosso pensar, nossa mão.
Meus amigos, que estais aqui
p'ra vós canto esta canção!
O tempo voa, neste instante,
e já estamos de partida.
E digo mais: não vos trocava
por nada desta vida!
E talvez um dia
chegue a hora do adeus.
Deixarvos - ei com pena
amigos meus!
Mas mesmo longe
vós estais perto, ao pé de mim,
pois entre amigos
é assim!
1. Qual o assunto do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o autor deste poema, o que é um amigo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Achas que o autor dá muito valor à amizade? Justifica, copiando uma frase do poema. _____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
4. O texto está escrito em prosa ou em verso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Explica por palavras tuas o significado das seguintes expressões:
a)“Um amigo .... são os momentos bons e maus nesta estrada percorrida”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)“O tempo voa neste instante”
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
c)“Um amigo é ... nosso pensar, nossa mão”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. E para ti, o que é um amigo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Escreve um texto acróstico sobre a palavra AMIZADE
A - ____________________________________________________________
M - ____________________________________________________________
I - ____________________________________________________________
Z - ____________________________________________________________
A - ____________________________________________________________
D - ____________________________________________________________
E - ____________________________________________________________
8. Completa o quadro com a tua opinião:
Um amigo ...
deve ser ______________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
nunca pode ____________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_____________________________________________________________________________________
A PRIMAVERA
A Primavera vem aí.
A Valéria, o Alexandre e o Nuno têm aulas todos os dias. Embora os três amigos sejam bons estudantes, gostem muito da professora e de ir à escola, a verdade é que as férias lhes sabem muito bem!
É um regalo brincar e passear pelos campos. Por toda a parte há flores. E que perfume tão bom elas têm!
- Não há tempo como o do início da Primavera! – dizia a Valéria. E o Alexandre e o Nuno concordavam.
Responda:
1 - Qual é o título do texto?
_____________________________________________________________________
2 – O texto está escrito em prosa ou em verso? Quantos parágrafos tem?
_____________________________________________________________________
3 - Qual era a estação do ano que estava a acabar?
_____________________________________________________________________
4 – Como se chamavam os três amigos?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5 – De que gostavam muitos as crianças?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6 – Qual dos três amigos disse que não havia tempo como o início da Primavera?
_____________________________________________________________________
7 – Escreve a pergunta para a resposta dada.
P: ___________________________________________________________?
R: Os três amigos têm aulas todos os dias.
8 – Separa as sílabas e rodeia a sílaba que se ouve mais forte:
Valéria – _________________________________
escola – _________________________________
estudantes – ______________________________
Primavera – ______________________________
brincar – ________________________________
9 – Passa a frase para a negativa.
A Primavera vem aí.
_________________________________________________________________
10 - Escreve as palavras nos locais correctos (masculino ou feminino).
Amigos - escola - férias - perfume - campos - flores - dias - Primavera
Feminino Masculino
#Coloca essas palavras por ordem alfabética.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - Completa com palavras da família de perfume.
A menina estava-se a __________________ (deitar perfume).
Ficou toda ________________.
Comprou o perfume na ___________________.
A mãe deu-lhe um _________________ (perfume pequeno) mas ela gostava do __________________ (perfume grande).
12 - Completa com as palavras que faltam:
Agora a Valéria vai para férias.
Ontem, a Valéria ______ para férias.
Amanhã a Valéria _________ para férias.
_____________________________________________________________________________________
1. Lê o texto com muita atenção e ilustra-o.
O piquenique na mata
O Quito vai ao piquenique e leva pão e queijo.
A Rita leva um bolo de chocolate.
A Helena leva sumo de maracujá, que foi feito na máquina da sua tia.
-Que belo bolo, Rita! Dá-me uma fatia!
-Quito, toma um copo de sumo.
-Não, dá-me um copo de água.
-E tu, Helena?
-Eu como pão com uma fatia de queijo e bebo um copo de sumo de maracujá. Que apetite!
2- Faça um desenho do texto:
3. Assinale uma X de acordo com o texto e construa uma frase.
a)A Rita levou:
sumo
bolo
A Rita levou ____________.
b)O Quito levou:
pão
queijo
pão e queijo
_____________________________________________________________________________________
c)A Helena levou:
sumo
sumo de maracujá
sumo de pêra
_____________________________________________________________________________________
d)O piquenique foi feito:
numa lagoa
na mata
no rio
4. Como se chamavam as amigas do Quito?
_____________________________________________________________________________________
5. Ordena as frases:
sumo A levou de Helena maracujá
____________________________________________________________________
Helena uma fatia pediu à Rita de bolo A
____________________________________________________________________
5. Num pequeno texto conte o que você levaria para um piquenique com os seus amigos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A cigarra que não sabia cantar
Era uma vez uma cigarra que não sabia cantar. Os pais fizeram tudo por ela, mas nada! Da garganta da cigarra só saía: grrr,grrr...
Muito triste, a cigarra passou a andar sempre sozinha. Ouvia, de longe, as suas amigas a cantar e chorava, chorava...
Até que um dia uma formiguinha, reparando na tristeza da cigarra, lhe disse:
-Não estejas triste. Se não sabes cantar podes ser útil noutras coisas!
-Em quê? – perguntou a cigarra.
-Podes, por exemplo, dirigir um coro de cigarras...
E assim veio a acontecer. Agora, graças ao trabalho da cigarra que não sabia cantar, as cigarras cantadeiras estão muito mais afinadinhas!
•Quem é a personagem principal do texto?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
•A cigarra sentia-se ____________________, porque __________________________________ _____________________________________________________________________________________
•Quem a ajudou?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
•Como é que a formiga ajudou a cigarra?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA - 2º ANO
Nome :___________________________ Data:__________________
1- Calcule e complete:
30 + 6 = ____
63 = 60 + ____
50 + 8 = ____
10 + 7 = _____
92 = ___ + ___
90 = 90 + ____
70 + 5 = ____
20 + 8 = _____
87 = ___ + ____
38 = 30 + ____
60 + 2 = ____
80 + 5 = _____
60 = ____ + 0
25 = 20 + ____
90 + 4 = ____
70 + 4 = _____
49 = 40 + ____
72 = 70 + ____
30 = 36 – 6
10 = 14 - ____
50 = 58 - 8
10 = 10 - ____
20 = 28 - ____
70 = 76 - _____
30 = ____ - 4
40 = _____ - 0
10 = 15 - ____
80 = 88 - _____
80 = ____ - 6
60 = 60 - ____
50 = 54 - ____
90 = 95 - _____
70 = ____ - 3
90 = ___ - 0
60 = 67 - ____
40 = 41 - _____
60 = ____ - 5
80 = 80 - ____
2-Completo as sequências:
10 ---- > 20 -- _____ -- _____ -- 50 -- ____ -- _____ -- ____ - 90 - _____
3-Completa como no exemplo:
45 = 40 + 5 4 dezenas e 5 unidades
58 = ____ + ___ __________________________________
67 = ____ + ____ _________-_________________________
33 = ____ + ____ ___________________________________
99 = ____ + ____ __________________________________
4-Efetue as somas:
345 + 56 = _____
67 + 90 = _____
43 + 59 = ______
_____________________________________________________________________________________
Como você sabe, na Primavera começam as flores a florir e algumas plantas a nascer.
1 – Leia as situações e ajude Rita a resolvê-las corretamente.
*Um ramo tem 4 violetas. Quantas violetas há em 5 ramos iguais?
5 X 4 = 20 Há 20 violetas.
*Um vendedor tinha 20 balões para vender. Já vendeu 16. Quantos tem ainda?
______ ______ = ______ Tem ______ balões.
*O José tinha 7 reais. A irmã deu-lhe 5. Quantos reais tem agora ?
_____ ____ = ____ Tem _____ reais.
*Num jogo do dado a Rita fez 6 pontos no primeiro lançamento, depois fez 4 pontos e a seguir fez 3 pontos. Quantos pontos conseguiu fazer?
_____ _____ ____ = ____ Conseguiu ____ pontos.
*A Rita fez 3 construções com 5 peças cada uma. Quantas peças utilizou?
_____ ____ = _____ Utilizou _____ peças.
*O Mário tinha uma coleção com 12 carrinhos. Ofereceu 7 ao irmão. Quantos carrinhos tem agora?
____ ____ = ______ Tem _____ carrinhos.
2 – Completa como no exemplo:
90 + 7 = 97 noventa e sete
50 + 6 = ____ ______________________
30 + 9 = ____ ______________________
20 + 8 = ____ ______________________
80 + 7 = ____ ______________________
3 – Completa seguindo o exemplo:
45 = 40 + 5
56 = ___ + ___
87 = ____ + ____
99 = ___ + ___
54 = ____ + _____
63 = ____ + ____
34 = ____ + ____
76 = ____ + _____
54 = ____ + ____
4- Escreve os números: 78 90 65 43 67 89 32 45 23 12 99 100 por ordem crescente...............................................................
por ordem decrescente.........................................................
_____________________________________________________________________________________
Escreve os números por extenso de 5 em 5 até 500.
405- ________________________________________
410 - _______________________________________
415 - _______________________________________
420 - _______________________________________
425 - _______________________________________
430 - _______________________________________
435 - _______________________________________
440 - _______________________________________
445 - _______________________________________
450 - _______________________________________
455 - _______________________________________
460 - _______________________________________
465 - _______________________________________
470 - _______________________________________
475 - _______________________________________
480 - _______________________________________
485 - _______________________________________
490 - _______________________________________
495 - _______________________________________
500 - _______________________________________
Escreve os números de 2 em 2 desde o número 400 até ao 500.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Complete.
quatro centenas e cinco dezenas = _______
três centenas e nove unidades = ________
três centenas, quatro dezenas e cinco unidades = _____
cinco centenas = _____
duas centenas e três dezenas = _____
duas centenas e meia = _____
uma dezena = ____
uma dúzia = ____
meia dezena = ___
meia dúzia = ____
quatro dezenas = ____
uma centena = _____
meia centena = ______
dez dezenas = ______
uma centena e meia = ______
duas dezenas = ____
Escreve os números por ordem crescente.
401 390 180 500 210 104 108 118
___ < ___ ____ ____ ____ ____ ____ ____
-------------------------------------------------------------------------------------
Completa com uma pergunta para cada caso.
1-O Fernando tem 35 bolas e Marcos tem 43______________________________________ Têm ______ cromos.
_________________________________________________________________________
2.Havia 34 balões. Furou 15.
_______-______ Ficaram ______ balões.
_____________________________________________________________________________________
3.O João tem 4 dezenas de bolinhas de gude e a mãe ofereceu-lhe mais duas dúzias.
_______+________ Ficou com _______.
_____________________________________________________________________________________
1. A Joana comprou uma boneca por 15 € e recebeu de troco 30 € . Quanto dinheiro tinha antes de fazer a compra?
R: ____________________________________________________________________
2. Dez alunos da escola estadual fizeram uma corrida. Completa as frases:
-O atleta que chegou em último lugar, ocupou o ______________ lugar.
-O penúltimo chegou em ______________ lugar.
-O menino, que chegou atrás do 3º, ocupava o _____________ lugar.
-O atleta, que chegou à frente do 2º ocupava o _____________ lugar.
-O aluno, que chegou à frente do sétimo, ocupava o _______________ lugar.
3. O João tem noventa e cinco reais e a Marta tem sessenta e quatro. Quantos reais João tem a mais que a Marta?
R: ____________________________________________________________________
MATEMÁTICA - 2º ANO
Nome:_____________________________ Data:________________
1-Leia e escreve os numerais ordinais:
1º______________________
2º______________________
3º______________________
6º______________________
10º_____________________
11º ____________________
12º_____________________
15º_____________________
20º_____________________
2-Escreve de 4 em 4 até 400.
0
3– Escreve a leitura dos números:
24 ___________________________
32 ___________________________
69____________________________
90____________________________
100___________________________
87____________________________
4– Completa como no exemplo
62 = 60 + 2 6 dezenas e 2 unidades
35 = ___ + ____ _______________________________
29 = ____ + ___ ________________________________
42 = ____ + ____ - ______________________________
5– Efectua as somas:
345 + 698 = _____
592 + 693 = _______
42 + 1092 =________
245 + 823 = ____
6 – Completa como no exemplo:
3 X 2 = 6
2 X 9 = ____
7 X 3 = ____
9 X 3 = ____
6 X 2 =_____
7– Escreve os números vizinhos:
____ 63 ____
____ 71 ____
____ 80 _____
_____ 99 _____
8 – Escreve de 10 em 10 até 200:
0__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Calcula mentalmente:
8 + 9 =____
40 + 8 = ____
64 - ____ = _____
20 + 3 = ______
15 – 8 = _____
75 – 5 = ______
30 + ___ = 35
56 – 6 = _____
100 – 10 = _____
10 – O Tiago tinha duas dezenas de livros de histórias. Ofereceram-lhe mais oito. Quantos livros tem agora?
R.___________________________________________________________________
11 – Na caixa havia vinte e quatro marcadores. A Joana utilizou doze. Quantos marcadores ficaram na caixa?
R.___________________________________________________________________
12 – Escreve < , > ou =
17 ____ 30
45 ____ 34
50 _____
25 + 25
45___ 78
43 + 5 ____ 69
40 + 10 ___ 47
35 ____ 20 + 10
40 – 19 ____ 30 + 20
98 _____ 100
13 – Escreve em numeração romana
1 _____
2- ______
3 - ______
4 - _______
5 - ________
6 - _______
7 - ______
8 - _______
9 - _______
10 - ______
NOME:_________________________________________ SÉRIE:________ DATA:_______________________
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS
1- Dê o sinônimo das palavras:
LINDO-
CAMINHAR-
DEPRESSA-
CONTENTE-
GAROTA-
RESIDIR-
2- Numere a segunda coluna de acordo com o significado da primeira:
(1) Auxiliar ( ) linda
(2) Pacote ( ) rezar
(3) Caminhar ( ) pular
(4) Morar ( ) embrulho
(5) Orar ( ) ajudar
(6) Guloso ( ) andar
(7) Saltar ( ) residir
(8) Bonita ( ) comilão
3- Dê um antônimo para as palavras:
LINDO-
CONTENTE-
DEPRESSA-
PEQUENO-
ALTO-
MAGRO-
4-Copie as frases trocando as palavras destacadas por antônimos:
a) O livro é fino.
_______________________________________________
b) Mamãe acendeu a luz da sala.
_______________________________________________
c) O vestido da menina é comprido.
_______________________________________________
d) Mônica ganhou uma boneca pequena.
_______________________________________________
5- Forme frases usando as palavras a seguir:
a) contente – menino: ________________________________________________
b) ganhou – bola:_____________________________________________________
c) caminhar – jardim:_________________________________________________
6- Complete as palavras com ch, nh ou lh e copie-as novamente:
FI____OTES-
____UVA-
GATI____O-
COE____A-
PASSARI____O-
CAMI____O-
LI____A-
_____EGADA-
I____A-
_____AVE-
____EFE-
MI____OCA-
http//:suellyartes@blogspot.com.br
_____________________________________________________________________________________
ATIVIDADES
Escreva duas palavras que rimem com:
Pão:
Bola:
Argila:
Vizinha:
Fazer:
Dançar:
Gigante:
Escrever:
Agir:
Galinha:
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
Nome:__________________________________________ 4ª série
Avaliação de matemática
1- Resolva os problemas:
a) Se eu desse 15 docinhos a cada um dos 246 convidados de uma festa, quantos docinhos eu daria? b) André e Fábio fizeram 28 pacotes contendo 180 bandeirinhas cada pacote. Quantas bandeirinhas eles fizeram?
2- Faça as contas com atenção:
a) 161.215 : 23 =
b) 845.913 : 65 =
c) 7.012 : 28 =
d) 127.433 : 13 =
e) 102 x 33 =
f) 860 x 64 =
g) 2.801 x 46 =
h) 392.601 x 39 =
i) 32.741 + 28.800 =
j) 193.094 + 91.544 =
k) 799 + 123 =
l) 16.100 – 3.900 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 286.543 – 16.514 =
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
1. Leia: A aposta
Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.
Atividades
Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
______________________________________________________________
b) Qual a profissão do outro personagem?
______________________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?
______________________________________________________________
d) Onde se passa a história?
______________________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
______________________________________________________________
f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
______________________________________________________________
g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!
_____________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________
2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
______________________________________________________________
b) O cobrador teimou.
______________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
______________________________________________________________
3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho
b) desço
c) satisfeito
d) concordo
4. Escreva as palavras no plural:
a)nuvem
b)gás
c)quintal
d)anel
5. Reescreva as frases no singular:
a) Os girassóis estão cheios de formigas.
______________________________________________________________
b) Os anéis enfeitam as mãos.
______________________________________________________________
c) Os pires das xícaras são azuis.
______________________________________________________________
d) Os cães dormem nos canis dos quintais.
______________________________________________________________
6. Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo
b) menina
c) irmão
d) chinelo
7. Escreva as palavras no aumentativo:
a) sofá
b) tatu
c) boca
d) barca
8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão
b) imperatriz
c) rei
d) cão
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
http://suellyartes.blogspot.com
O leão e o ratinho
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo de sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão. O leão e o ratinho
_____________________________________________________________________________________
Deveres
1- Descubra o número:
58 + ____= 100
96 + ____= 222
71 + ____= 89
138 + ____= 345
2- Resolva as operações:
a) 751+167=
b) 539+682=
c) 438+325=
d) 266+213=
e) 981-532=
f) 729-318=
g) 999-200=
h) 496-189=
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
Deveres
1- Separe as palavras em sílabas e classifique-as:
Palavras sílabas classificação
Aparelho-
Beterraba-
Viagem-
Mão-
Sapatinho-
Explodindo-
Passear-
Limpeza-
Passarinho-
Osso-
Pão-
_____________________________________________________________________________________
Aluno(a):________________________________ série: ___________
Avaliação final de Português
A última corrida do ano
Último dia do ano. Por todo o mundo há um clima de despedida. Cada lugar dá seu adeus de forma diferente. Uns preferem atirar flores, outros dançar e cantar. E, se você for a São Paulo, verá pessoas que preferem correr pelas ruas da cidade.
Mas não se espante. Não é uma corrida desordenada. Trata-se da Corrida Internacional (ou Prova Pedestre Internacional) de São Silvestre. Desde 1925 atletas brasileiros, e a partir de 1947, também estrangeiros, participam dessa corrida no dia 31 de dezembro de cada ano. E os corredores percorrem, às vezes, mais de 9 mil metros num tempo médio de 25 minutos. Em 1982, o percurso foi aumentando para 13.584 metros, percorridos pelo vencedor em cerca de 40 minutos, baixando em seguida para 12.640 metros, com o tempo reduzido a cerca de 37 minutos.
Embora se trate de competição esportiva, o que mais encanta nessa corrida é o grande número de nações que mandam ao Brasil seus melhores atletas nessa modalidade, e então há um alegre convívio de pessoas de língua diferentes, mas que se entendem muito bem pelo espírito cordial que reina em todos os encontros, desde os primeiros treinos e reuniões de caráter mais festivo.
O mundo da criança, Encyclopaedia Britannica do Brasil, V.12: Comemorações.
Para interpretar:
1- Por que o título do texto é A última corrida do ano?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Complete o quadro de acordo com o texto:
Nome da competição:
Dia em que se realiza:
Local:
Distância percorrida:
Tempo aproximado de duração:
Primeiro ano da competição:
3- Por que no mundo todo há um clima de despedida, segundo o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- O que mais causa satisfação na Corrida de São Silvestre, de acordo com o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Qual é o seu esporte preferido? Por quê?
6- Classifique os substantivos em próprios e comuns:
Tecido:________________ Roupa:________________
Tiago:________________ Moeda:________________
Bahia:________________ Carlos:________________
Professora:_____________ Noiva:________________
Artes:_________________ São Luiz:______________
7- Acrescente características aos substantivos, preenchendo os espaços em branco com adjetivos:
a) A _______________ garota saiu de sua casa, passou por uma praça _______________ e se dirigiu ao __________________ clube onde encontrou as crianças _______________ .
b) O ______________ caminhão parou numa _______________ rua e o _____________ motorista entrou num edifício ________________ .
c) ________________ garotas orientavam o ________________ público que visitava a exposição industrial.
8- Passe as frases para o plural:
a) A camisa do jogador estava rasgada.
__________________________________________________________________________
b) O papel estava gostoso.
__________________________________________________________________________
c) O cachorro latiu bem alto.
__________________________________________________________________________
d) O menino comeu muito.
__________________________________________________________________________
9- Sublinhe os verbos e dê o tempo em que se encontram nas frases:
a) Eu repartir meu lanche com ele.
b) Nos fazemos doce.
c) Betinho andou de patins.
d) Ele partirá amanhã.
e) Você recebeu a carta?
f) Eles estudam suas lições.
10- Ditado:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça com atenção!
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
1- Calcule estas somas:
a) 13 + 45 +12 =
b) 53 + 48 + 9 =
c) 68 + 75 + 141=
d) 18 + 8 +246 =
e) 8 + 15 + 245 =
f) 36 + 142 + 1.247=
g) 84 + 6 + 156 + 2.361=
h) 3 + 115 + 4.632 + 10 + 10.420 =
2- Qual é a diferença?
a) 73 – 48 =
b) 261 – 94 =
c) 502 – 236 =
d) 104 – 47 =
e) 300 – 87 =
f) 100 – 45 =
g) 1.000 – 648 =
h) 2.000 – 1.245 =
i) 4. 237 – 1.843 =
j) 10.340 – 8.587 =
3- Resolva as multiplicações:
a) 358 X 6 =
b) 945 X 6 =
c) 280 X 9 =
d) 704 X 8 =
e) 816 X 4 =
f) 4.790 X 3 =
g) 8.619 X 5 =
h) 6.705 X 9 =
4- Copie completando as frases:
a) O triplo de 8.974 pessoas é ..................... pessoas.
b) O quádruplo de 3.941 laranjas é .......................... laranjas.
c) O sêxtuplo de R$ 12.407,00 é ..........................
d) O quíntuplo de 9.065 quilômetros é ........................
e) O dobro de 1.213 bolinhas é ........................ bolinhas.
5- Calcule as divisões:
a) 135 : 9 =
b) 184 : 6 =
c) 490 : 26 =
d) 1.827 : 35 =
e) 1.624 : 29 =
f) 1.790 : 48 =
g) 2.575 : 64 =
h) 2.275 : 27 =
i) 2.432 : 8 =
j) 2.480 : 12 =
6- Faça os problemas:
a) Uma fábrica produz 375 aparelhos eletrodomésticos por mês. Quantos aparelhos eletrodomésticos ela produzirá em 8 meses?
b) A soma de dois números é 3.506. Um deles é 937. Qual é o outro?
7- Resolva:
a) 1 dúzia e meia mais 7 unidades =
b) 3 centenas menos 2 dezenas =
c) 3 dúzias e meia mais 7 centenas =
d) 8 centenas mais 15 unidades menos 2 dezenas =
8- Calcule as operações :
a) 516 : 5 =
b) 692 : 3 =
c) 450 : 5 =
d) 4.974 : 7 =
e) 6000 X 8 =
f) 4180 X 7 =
g) 4063 X 5 =
h) 744 X 9 =
i) 62 + 14 + 12 + 8 =
j) 520 + 30 + 90 =
k ) 230 + 341 + 39 =
l ) 190 + 360 + 410 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 7.648 – 5.715 =
o) 10.407 – 123 =
p) 105.246 – 6.438 =
9- Pedro é caixa de um banco. Conforme o movimento, ele separa o dinheiro usando elásticos para fazer maços e pacotes. Qual a quantia que ele separa em cada situação?
a) 10 notas de 1 real.
b) 10 notas de 10 reais.
c) 10 notas de 100 reais.
d) 20 notas de 50 reais.
e) 5 notas de 10 reais e seis notas de 1 real.
f) 8 notas de 100 reais, 4 notas de 10 reais e 9 notas de 1 real.
10- Problemas:
a) No prédio onde mora Ana existem 205 apartamentos e onde Carlos mora, 168 apartamentos. Em que prédio existem mais apartamento? Quantos a mais?
b) Um estacionamento tem espaço para 200 carros. Já estão estacionados 124 carros. Quantos carros ainda poderão usar o estacionamento nesse momento?
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
Nome:__________________________________________________
Avaliação de Português
Leia o texto a seguir:
Eu tropeço e não desisto
A menina ordenhou a vaca para vender o leite. Enquanto caminhava, em direção ao mercado, ia sonhando...
Depois de vender o leite, com o dinheiro, compraria uma galinha. Esta, com certeza, botaria os ovos que ela venderia para comprar um vestido azul. Ficaria tão bonita que se casaria com um lindo príncipe, o qual a levaria para morar no castelo lá no alto da colina.
Entusiasmada, a menina olhou para a colina e pimba!, tropeçou numa pedra: o balde virou e não sobrou nem uma gota do leite.
A menina começou a chorar por ter perdido o seu sonho. De repente, surgiu uma mulher bem velha que falou assim:
Não chore, menina, porque chorar não resolve nada. Se quiser o seu sonho de volta, comece tudo de novo. Mas, dessa vez, preste atenção na pedra...
Nem deu tempo de a menina responder e a velha já havia desaparecido. Então a menina voltou para casa e , na manhã seguinte, começou tudo de novo: ordenhou a vaca para vender o leite. Só que, desta vez, ela estava mais atenta. Desviando da pedra no caminho conseguiu chegar ao mercado, onde vendeu o leite.
Com o dinheiro da venda, a menina comprou uma galinha.
A galinha, como era o esperado, botou muitos ovos, que ela também vendeu e assim pôde comprar o lindo vestido azul.
Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe...
Porém, nada de ele chegar. De repente, a velha surgiu novamente e disse:
Vá até a colina que o príncipe precisa de ajuda. Ele também não viu a pedra e caiu do cavalo.
A menina saiu correndo para socorrer o príncipe. Ele estava muito machucado. A menina levou-o para a casa dela, onde tratou com o maior carinho. Quando o príncipe finalmente sarou, estava tão encantado com a menina que a pediu em casamento.
Toda feliz, porque também se apaixonara pelo príncipe, a menina aceitou o pedido. Pôs de novo o vestido azul. O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do seu cavalo e foram em direção ao castelo... O príncipe, muito sonhador, e totalmente distraído, ia fazendo planos para o futuro... mas a menina prestava atenção.
Encontraram várias pedras no caminho, porém a menina sempre fazia como a velha havia ensinado. Ela era tão velha quanto o mundo e sabia das coisas principalmente do que é feito um sonho!
O príncipe e a princesa foram muito felizes. Eles descobriram que, na vida, o mais importante é jamais desistir.
NICOLELIS, G. L.
1- Pinte a alternativa que tem uma palavra que pode substituir a que está destacada na frase:
a) Entusiasmada, a menina olhou para a colina e pimba!, tropeçou em uma pedra.
curiosa animada preocupada
b) Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe...
aflito injusto alegre
c) O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do cavalo e foram em direção ao castelo...
brilho feliz preocupado
2- Responda:
a) Conte, resumidamente, qual era o sonho da menina.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quando a menina chorou por ter perdido seu sonho, apareceu uma mulher bem velha, que disse: “Não chore, menina, porque chorar não resolve nada”. Você concorda com ela? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Para realizar seu sonho, a menina planejou suas ações. Numere os fatos de acordo com a ordem dos acontecimentos:
( ) O leite é vendido no mercado.
( ) A galinha bota ovos.
( ) A menina compra um vestido azul.
( ) A vaca é ordenhada.
( ) A menina fica bonita e casa com o lindo príncipe.
( ) A menina compra uma galinha.
4- Explique a relação entre o título e a última frase
_____________________________________________________________________________________
http://suellyartes.blogspot.com
ORTOGRAFIA
As atividades podem ser mimeografas, xerocadas ou digitadas e distribuídas aos alunos. Na falta desses recursos, colocar na lousa. Os alunos poderão pintar os desenhos sugeridos.
I
O x tem 5 sons diferentes. Distribua as palavras abaixo em colunas de acordo com o som:
pirex - crucifixo - auxiliar - xarope - exame - tórax - exclamações - peixe - durex - boxe- trouxe - xícara - lixo - excursão - táxi - exército - máximo - próximo - peixaria - Alexandre - sexta-feira - explosão.
Sugestões -
1- Colocar na folha cinco balões bem grandes e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch - s - ss - z - ks . O aluno deverá agrupar as palavras no balão de acordo com o som.
2- Fazer 5 colunas e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch-s-ss-z e ks. O aluno deverá colocar em cada coluna as palavras de acordo com o som.
Complete as palavras com G ou J e depois as coloque nas escadas correspondentes:
1- _____ente
2- via_____ar
3- ma_____estade
4- ve_____etais
5- rea_____iu
6- _____eito
7- su_____eito
8- re_____ião
9- su_____eira
10- a via_____em
11- _____eléia
12- in_____eção
13- estran_____eiro
14- tra_____e
Coloque as palavras com X dentro do coelhinho e as com Ch dentro do ovo de Páscoa.
1- en_____ergar
2- _____efe
3- _____eiro
4- _____ícara
5- _____u_____u
6- _____ereta
7- _____eia
8- dei_____ava
9- co_____i_____o
10- _____ave
11- _____arope
12- abaca_____i
13- ria_____o
14- fai_____a
S ou Z ?
1- belo - bele_____a
2- princesa - prince_____inha
3- triste - triste_____a
4- rico - rique_____a
5- casa - ca_____inha
6- inglês - ingle_____a
7- pobre - pobre_____a
8- flor - flor_____inha
9- asa - a_____inha
10- português - portugue_____a
11- animal - animal_____inho
12- brasa - bra_____inha
13- chinês - chine_____a
14- japonês - japone_____a
Colocar as palavras com C no telhado, as com Ç na porta e as com SS na janela da casa.
1- a_____etinar
2- in____entivo
3- alma_____o
4- alcan_____e
5- a_____ude
6- a_____essor
7- ne_____essário
8- a_____ucena
9- ca_____ula
10-Sui_____a
11-in_____erto
12-so_____ego
U ou O ?
1- cap____eira
2- b_____eiro
3- mág_____a
4- ch_____visco
5- p______leiro
6- p_____lenta
7- tab_____ada
8- táb_____a
9- t_____ssir
10- eng_____lir
11- f_____cinho
12- jab____ticaba
S,Z ou X ? ( som de [z])
1- e_____ato 2- certe_____a
3- va_____o 4- va_____io
5- ve_____es 6- qui____er
7- e_____agero 8- ê____ito
9- arra_____ar 10- ami____ade
11-e____igência 12- e_____ibir
13- mole___a 14- pe____o
15- e___ílio 16- co____inha
17- bri___a 18- li___o
X ou XC .
Coloque X ou XC nas palavras:
1- má_____imo
2- e___esso
3- e____edente
4- trou____e
5- au_____ílio
6- e_____eção
7- e_____elente
8- pró_____ima
9- apro____imação
10- e____edia
11- pro____imidade
12- e____epcional
COMPLETAR COM : SS - Ç - S
1- pa_____agem
2- ân_____sia
3- al_____a
4- pri____ão
5- alma_____o
6- a_____úcar
7- a_____ude
8- preten____ão
9- ma______agista
10- so_____ego
11- ca_____ula
12- dor____o
13- dan___arino
COMPLETE COM : J- G
1- ____ íria
2- ori____em
3- pro_____eto
4- desa_____eitado
5- ____elatina
6- en____ôo
7- laran____eira
8- re_____ime
9- ____urado
10- mar_____em
11- tra____eto
12- frá____il
13- sar_____ento
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
ALUNO: ______________________________SÉRIE: __________ DATA: ______________
LETRAS DO ALFABETO:
A- B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z.
a- b- c- d- e – f- g- h- i- j- k- l- m- n- o- p- q- r- s- t- u- v- w- x- y- z.
VOGAIS:
A- E- I- O- U
a- e- i- o- u
1) LEIA AS SÍLABAS ABAIXO:
BA – BE – BI – BO – BU
CA – CO – CU
DA – DE – DI – DO – DU
FA – FE – FI – FO – FU
GA – GO – GU
JA – JE – JI – JO – JU
LA – LE – LI – LO – LU
MA – ME – MI – MO – MU
NA – NE – NI – NO – NU
2) FORME 20 PALAVRAS COM AS SÍLABAS ACIMA:
1- ___________ 6- ___________ 11- ___________ 16- ___________
2- ___________ 7- ___________ 12- ___________ 17- ___________
3- ___________ 8- ___________ 13- ___________ 18- ___________
4- ___________ 9- ___________ 14- ___________ 19- ___________
5- ___________ 10- ___________ 15- ___________ 20- __________
http://suellyartes.blogspot.com
O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.
O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.
Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".
Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.
O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.
Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.
E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.
Pousou no bico do pato:
- Eu também quero retrato!
No retrato saio só eu,
Pra mandar a minha vó!
A discussão não parava
E cada qual mais gritava.
Passa na rua um polícia.
"Uma briga? Que delícia!"
Entra como um pé de vento
Prende tudo num momento.
Mário Quintana, Pé de Pilão, Ática.
Responda:
1. Quem escreveu a poesia?
2. Que nome ele deu à poesia?
3. Quando o pato foi tirar retrato?
4. Quem tirou o retrato do pato?
5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?
6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.
7. " A discussão não parava
E cada qual mais gritava".
a) Quem discutiu?
b) Porque houve essa discussão?
_____________________________________________________________________________________
*Sinais de pontuação (2ª série)
Ponto Final
Leia a frase:
Lucas comprou seu lanche.
No final dessa frase aparece o ponto final: .
Ponto de interrogação
Leia a frase:
O senhor pode me dar o caderno, por favor?
No final dessa frase aparece o ponto de interrogação: ?
Ponto de exclamação
Leia a frase:
Aqui esta o seu caderno, menina!
No final dessa frase aparece o ponto de exclamação: !
Atividades:
1) Pontue corretamente as frases.
a) João, não quero ir à praça, quero ir ao cinema__
b) Olá Luciana, você gostaria de comer um bolo__
c) Que linda essa festa de aniversário__
d) Vamos ao parque de diversões junto__ Para brincar na roda gigante__
e) Que surpresa ver você por aqui-__
2) Ordene as palavras e forme frases. Não esqueça de colocar o ponto final.
a) árvore cortou O homem a não
________________________________________________________
b) sorvete vou tomar Amanhã um
________________________________________________________
c) cachorro pêssego O caiu na cabeça
________________________________________________________
d) passear no Ele de parque gosta não
________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
Nome _______________________________ Data_______________
Se eu fosse um ratinho...
Eu queria ser um ratinho muito pequeninho e muito brincalhão com os meus amigos. Fazia as pessoas andarem atrás de mim. Ia para as casas e começava a correr de um lado para o outro.
Assustava as pessoas e passava-lhes pelo meio das pernas. Nunca estava na mesma casa, porque podiam dar-me veneno e eu comê-lo e morrer.
1- Leia atentamente o texto e responda:
- Quem o ratinho assustava?_________________________________________
____________________________________________________________________
- Ele tinha medo de comer veneno? ____ Porquê?____________________________
____________________________________________________________________
- O que VOCÊ pensa dos ratos?____________________________________________
____________________________________________________________________
- Descreve como é que os ratos são?_______________________________________
2-A palavra brincalhão significa:
Triste ____
vaidoso ____
divertido ____
chorão____
3- Completa com: Eles; Ele; Nós; Eu; Vós;ou Tu:
________ como.
________ comes.
________ come.
________ comemos.
________ comeis.
________ comem.
4- Escreve o plural das palavras:
Pluma__________
céu ________
lã _________
focinho _________
Cão ___________
lua __________
elefante ___________
país _________
Mulher ________
maçã _________
olho _________
luz ___________
5-Completa com o masculino e o feminino das palavras:
Elefante - __________
senhor - _________
menino - _________
ela - ______
galinha - ________
pai - ______
rapaz - ____________
6 – Escreve o contrário das palavras:
Feio - __________
claro - _____________
contente - __________
rir - __________
aberta - ___________
sentado - __________
7-Ordena as palavras e escreve correctamente as frases:
O começou ratinho correr a
____________________________________________________________________
casa. Nunca mesma estava na
____________________________________________________________________
ratinho. Eu ser queria um
____________________________________________________________________
Chiquinho e o Circo
Chiquinho, um belo rapaz, viu no anúncio de um cartaz à porta do circo: “Hoje – Grandioso espetáculo a 1 real por cabeça. Não deixem de vir ver o conhecido Saltitão, o melhor palhaço do Mundo. Apenas por 1 real!!! Quem não tiver cabeça, não paga a entrada.”
Ora o Chiquinho tinha cabeça mas não tinha dinheiro. Ele gostava tanto de circo que começou a magicar numa ideia para entrar.
- Se não tivesse cabeça – pensou ele entrava sem pagar nada.
Depois de muito pensar o Chiquinho fez o seguinte:
Tapou-se com um casaco grande e pôs o colarinho da camisa por cima da cabeça. E como não tinha cabeça, o Chiquinho entrou sem pagar.
(adaptado)
1-Completa de acordo com o texto.
O Saltitão era o ______________________________________________
A entrada custava ____________________________________________
Quem não tivesse _____________________ não ___________________
2-O que é que o Chiquinho pensou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Escreve S (sim) ou N (não).
( ) O Chiquinho era um palhaço.
( ) O Chiquinho queria ir ver o circo.
( ) O Saltitão era um palhaço muito famoso.
4-Escreve do texto:
O nome próprio do palhaço__________________________
Um nome comum _________________________________
5-Completa as frases à escolha.
•O Chiquinho é um menino ______________________.
•O sobretudo é um agasalho _____________________ .
•O palhaço é __________________________________ .
6-Escreve no plural:
Cartaz - _________________
Cabeça - _____________________
Colarinho - ________________
Palhaço - _____________________
7-Além dos palhaços, que mais podes ver no circo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-Divide as palavras em sílabas.
palhaço - ______________________
malabarista - _______________
circo - _______________________
Chiquinho - ___________________
9-Escreve o feminino das palavras.
Palhaço - ________________
Chiquinho - _____________
Cabeçudo - ______________
rapaz - ________________
10-Sublinha o verbo (acção) nas frases.
•O palhaço ri muito.
•O Rui corre devagar.
•A Rafaela caiu.
•O Eduardo fugiu.
_____________________________________________________________________________________
NÓ DA AMIZADE
Um amigo é um bem
um tesouro que se tem
são as luzes das estrelas
que nos guiam mais além
são os momentos bons e maus
nesta estrada percorrida.
E digo mais: não vos trocava
por nada desta vida!
Um amigo é um irmão
nosso pensar, nossa mão.
Meus amigos, que estais aqui
p'ra vós canto esta canção!
O tempo voa, neste instante,
e já estamos de partida.
E digo mais: não vos trocava
por nada desta vida!
E talvez um dia
chegue a hora do adeus.
Deixarvos - ei com pena
amigos meus!
Mas mesmo longe
vós estais perto, ao pé de mim,
pois entre amigos
é assim!
1. Qual o assunto do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o autor deste poema, o que é um amigo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Achas que o autor dá muito valor à amizade? Justifica, copiando uma frase do poema. _____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
4. O texto está escrito em prosa ou em verso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Explica por palavras tuas o significado das seguintes expressões:
a)“Um amigo .... são os momentos bons e maus nesta estrada percorrida”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)“O tempo voa neste instante”
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
c)“Um amigo é ... nosso pensar, nossa mão”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. E para ti, o que é um amigo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Escreve um texto acróstico sobre a palavra AMIZADE
A - ____________________________________________________________
M - ____________________________________________________________
I - ____________________________________________________________
Z - ____________________________________________________________
A - ____________________________________________________________
D - ____________________________________________________________
E - ____________________________________________________________
8. Completa o quadro com a tua opinião:
Um amigo ...
deve ser ______________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
nunca pode ____________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_____________________________________________________________________________________
A PRIMAVERA
A Primavera vem aí.
A Valéria, o Alexandre e o Nuno têm aulas todos os dias. Embora os três amigos sejam bons estudantes, gostem muito da professora e de ir à escola, a verdade é que as férias lhes sabem muito bem!
É um regalo brincar e passear pelos campos. Por toda a parte há flores. E que perfume tão bom elas têm!
- Não há tempo como o do início da Primavera! – dizia a Valéria. E o Alexandre e o Nuno concordavam.
Responda:
1 - Qual é o título do texto?
_____________________________________________________________________
2 – O texto está escrito em prosa ou em verso? Quantos parágrafos tem?
_____________________________________________________________________
3 - Qual era a estação do ano que estava a acabar?
_____________________________________________________________________
4 – Como se chamavam os três amigos?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5 – De que gostavam muitos as crianças?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6 – Qual dos três amigos disse que não havia tempo como o início da Primavera?
_____________________________________________________________________
7 – Escreve a pergunta para a resposta dada.
P: ___________________________________________________________?
R: Os três amigos têm aulas todos os dias.
8 – Separa as sílabas e rodeia a sílaba que se ouve mais forte:
Valéria – _________________________________
escola – _________________________________
estudantes – ______________________________
Primavera – ______________________________
brincar – ________________________________
9 – Passa a frase para a negativa.
A Primavera vem aí.
_________________________________________________________________
10 - Escreve as palavras nos locais correctos (masculino ou feminino).
Amigos - escola - férias - perfume - campos - flores - dias - Primavera
Feminino Masculino
#Coloca essas palavras por ordem alfabética.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - Completa com palavras da família de perfume.
A menina estava-se a __________________ (deitar perfume).
Ficou toda ________________.
Comprou o perfume na ___________________.
A mãe deu-lhe um _________________ (perfume pequeno) mas ela gostava do __________________ (perfume grande).
12 - Completa com as palavras que faltam:
Agora a Valéria vai para férias.
Ontem, a Valéria ______ para férias.
Amanhã a Valéria _________ para férias.
_____________________________________________________________________________________
1. Lê o texto com muita atenção e ilustra-o.
O piquenique na mata
O Quito vai ao piquenique e leva pão e queijo.
A Rita leva um bolo de chocolate.
A Helena leva sumo de maracujá, que foi feito na máquina da sua tia.
-Que belo bolo, Rita! Dá-me uma fatia!
-Quito, toma um copo de sumo.
-Não, dá-me um copo de água.
-E tu, Helena?
-Eu como pão com uma fatia de queijo e bebo um copo de sumo de maracujá. Que apetite!
2- Faça um desenho do texto:
3. Assinale uma X de acordo com o texto e construa uma frase.
a)A Rita levou:
sumo
bolo
A Rita levou ____________.
b)O Quito levou:
pão
queijo
pão e queijo
_____________________________________________________________________________________
c)A Helena levou:
sumo
sumo de maracujá
sumo de pêra
_____________________________________________________________________________________
d)O piquenique foi feito:
numa lagoa
na mata
no rio
4. Como se chamavam as amigas do Quito?
_____________________________________________________________________________________
5. Ordena as frases:
sumo A levou de Helena maracujá
____________________________________________________________________
Helena uma fatia pediu à Rita de bolo A
____________________________________________________________________
5. Num pequeno texto conte o que você levaria para um piquenique com os seus amigos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A cigarra que não sabia cantar
Era uma vez uma cigarra que não sabia cantar. Os pais fizeram tudo por ela, mas nada! Da garganta da cigarra só saía: grrr,grrr...
Muito triste, a cigarra passou a andar sempre sozinha. Ouvia, de longe, as suas amigas a cantar e chorava, chorava...
Até que um dia uma formiguinha, reparando na tristeza da cigarra, lhe disse:
-Não estejas triste. Se não sabes cantar podes ser útil noutras coisas!
-Em quê? – perguntou a cigarra.
-Podes, por exemplo, dirigir um coro de cigarras...
E assim veio a acontecer. Agora, graças ao trabalho da cigarra que não sabia cantar, as cigarras cantadeiras estão muito mais afinadinhas!
•Quem é a personagem principal do texto?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
•A cigarra sentia-se ____________________, porque __________________________________ _____________________________________________________________________________________
•Quem a ajudou?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
•Como é que a formiga ajudou a cigarra?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA - 2º ANO
Nome :___________________________ Data:__________________
1- Calcule e complete:
30 + 6 = ____
63 = 60 + ____
50 + 8 = ____
10 + 7 = _____
92 = ___ + ___
90 = 90 + ____
70 + 5 = ____
20 + 8 = _____
87 = ___ + ____
38 = 30 + ____
60 + 2 = ____
80 + 5 = _____
60 = ____ + 0
25 = 20 + ____
90 + 4 = ____
70 + 4 = _____
49 = 40 + ____
72 = 70 + ____
30 = 36 – 6
10 = 14 - ____
50 = 58 - 8
10 = 10 - ____
20 = 28 - ____
70 = 76 - _____
30 = ____ - 4
40 = _____ - 0
10 = 15 - ____
80 = 88 - _____
80 = ____ - 6
60 = 60 - ____
50 = 54 - ____
90 = 95 - _____
70 = ____ - 3
90 = ___ - 0
60 = 67 - ____
40 = 41 - _____
60 = ____ - 5
80 = 80 - ____
2-Completo as sequências:
10 ---- > 20 -- _____ -- _____ -- 50 -- ____ -- _____ -- ____ - 90 - _____
3-Completa como no exemplo:
45 = 40 + 5 4 dezenas e 5 unidades
58 = ____ + ___ __________________________________
67 = ____ + ____ _________-_________________________
33 = ____ + ____ ___________________________________
99 = ____ + ____ __________________________________
4-Efetue as somas:
345 + 56 = _____
67 + 90 = _____
43 + 59 = ______
_____________________________________________________________________________________
Como você sabe, na Primavera começam as flores a florir e algumas plantas a nascer.
1 – Leia as situações e ajude Rita a resolvê-las corretamente.
*Um ramo tem 4 violetas. Quantas violetas há em 5 ramos iguais?
5 X 4 = 20 Há 20 violetas.
*Um vendedor tinha 20 balões para vender. Já vendeu 16. Quantos tem ainda?
______ ______ = ______ Tem ______ balões.
*O José tinha 7 reais. A irmã deu-lhe 5. Quantos reais tem agora ?
_____ ____ = ____ Tem _____ reais.
*Num jogo do dado a Rita fez 6 pontos no primeiro lançamento, depois fez 4 pontos e a seguir fez 3 pontos. Quantos pontos conseguiu fazer?
_____ _____ ____ = ____ Conseguiu ____ pontos.
*A Rita fez 3 construções com 5 peças cada uma. Quantas peças utilizou?
_____ ____ = _____ Utilizou _____ peças.
*O Mário tinha uma coleção com 12 carrinhos. Ofereceu 7 ao irmão. Quantos carrinhos tem agora?
____ ____ = ______ Tem _____ carrinhos.
2 – Completa como no exemplo:
90 + 7 = 97 noventa e sete
50 + 6 = ____ ______________________
30 + 9 = ____ ______________________
20 + 8 = ____ ______________________
80 + 7 = ____ ______________________
3 – Completa seguindo o exemplo:
45 = 40 + 5
56 = ___ + ___
87 = ____ + ____
99 = ___ + ___
54 = ____ + _____
63 = ____ + ____
34 = ____ + ____
76 = ____ + _____
54 = ____ + ____
4- Escreve os números: 78 90 65 43 67 89 32 45 23 12 99 100 por ordem crescente...............................................................
por ordem decrescente.........................................................
_____________________________________________________________________________________
Escreve os números por extenso de 5 em 5 até 500.
405- ________________________________________
410 - _______________________________________
415 - _______________________________________
420 - _______________________________________
425 - _______________________________________
430 - _______________________________________
435 - _______________________________________
440 - _______________________________________
445 - _______________________________________
450 - _______________________________________
455 - _______________________________________
460 - _______________________________________
465 - _______________________________________
470 - _______________________________________
475 - _______________________________________
480 - _______________________________________
485 - _______________________________________
490 - _______________________________________
495 - _______________________________________
500 - _______________________________________
Escreve os números de 2 em 2 desde o número 400 até ao 500.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Complete.
quatro centenas e cinco dezenas = _______
três centenas e nove unidades = ________
três centenas, quatro dezenas e cinco unidades = _____
cinco centenas = _____
duas centenas e três dezenas = _____
duas centenas e meia = _____
uma dezena = ____
uma dúzia = ____
meia dezena = ___
meia dúzia = ____
quatro dezenas = ____
uma centena = _____
meia centena = ______
dez dezenas = ______
uma centena e meia = ______
duas dezenas = ____
Escreve os números por ordem crescente.
401 390 180 500 210 104 108 118
___ < ___ ____ ____ ____ ____ ____ ____
-------------------------------------------------------------------------------------
Completa com uma pergunta para cada caso.
1-O Fernando tem 35 bolas e Marcos tem 43______________________________________ Têm ______ cromos.
_________________________________________________________________________
2.Havia 34 balões. Furou 15.
_______-______ Ficaram ______ balões.
_____________________________________________________________________________________
3.O João tem 4 dezenas de bolinhas de gude e a mãe ofereceu-lhe mais duas dúzias.
_______+________ Ficou com _______.
_____________________________________________________________________________________
1. A Joana comprou uma boneca por 15 € e recebeu de troco 30 € . Quanto dinheiro tinha antes de fazer a compra?
R: ____________________________________________________________________
2. Dez alunos da escola estadual fizeram uma corrida. Completa as frases:
-O atleta que chegou em último lugar, ocupou o ______________ lugar.
-O penúltimo chegou em ______________ lugar.
-O menino, que chegou atrás do 3º, ocupava o _____________ lugar.
-O atleta, que chegou à frente do 2º ocupava o _____________ lugar.
-O aluno, que chegou à frente do sétimo, ocupava o _______________ lugar.
3. O João tem noventa e cinco reais e a Marta tem sessenta e quatro. Quantos reais João tem a mais que a Marta?
R: ____________________________________________________________________
MATEMÁTICA - 2º ANO
Nome:_____________________________ Data:________________
1-Leia e escreve os numerais ordinais:
1º______________________
2º______________________
3º______________________
6º______________________
10º_____________________
11º ____________________
12º_____________________
15º_____________________
20º_____________________
2-Escreve de 4 em 4 até 400.
0
3– Escreve a leitura dos números:
24 ___________________________
32 ___________________________
69____________________________
90____________________________
100___________________________
87____________________________
4– Completa como no exemplo
62 = 60 + 2 6 dezenas e 2 unidades
35 = ___ + ____ _______________________________
29 = ____ + ___ ________________________________
42 = ____ + ____ - ______________________________
5– Efectua as somas:
345 + 698 = _____
592 + 693 = _______
42 + 1092 =________
245 + 823 = ____
6 – Completa como no exemplo:
3 X 2 = 6
2 X 9 = ____
7 X 3 = ____
9 X 3 = ____
6 X 2 =_____
7– Escreve os números vizinhos:
____ 63 ____
____ 71 ____
____ 80 _____
_____ 99 _____
8 – Escreve de 10 em 10 até 200:
0__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Calcula mentalmente:
8 + 9 =____
40 + 8 = ____
64 - ____ = _____
20 + 3 = ______
15 – 8 = _____
75 – 5 = ______
30 + ___ = 35
56 – 6 = _____
100 – 10 = _____
10 – O Tiago tinha duas dezenas de livros de histórias. Ofereceram-lhe mais oito. Quantos livros tem agora?
R.___________________________________________________________________
11 – Na caixa havia vinte e quatro marcadores. A Joana utilizou doze. Quantos marcadores ficaram na caixa?
R.___________________________________________________________________
12 – Escreve < , > ou =
17 ____ 30
45 ____ 34
50 _____
25 + 25
45___ 78
43 + 5 ____ 69
40 + 10 ___ 47
35 ____ 20 + 10
40 – 19 ____ 30 + 20
98 _____ 100
13 – Escreve em numeração romana
1 _____
2- ______
3 - ______
4 - _______
5 - ________
6 - _______
7 - ______
8 - _______
9 - _______
10 - ______
NOME:_________________________________________ SÉRIE:________ DATA:_______________________
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS
1- Dê o sinônimo das palavras:
LINDO-
CAMINHAR-
DEPRESSA-
CONTENTE-
GAROTA-
RESIDIR-
2- Numere a segunda coluna de acordo com o significado da primeira:
(1) Auxiliar ( ) linda
(2) Pacote ( ) rezar
(3) Caminhar ( ) pular
(4) Morar ( ) embrulho
(5) Orar ( ) ajudar
(6) Guloso ( ) andar
(7) Saltar ( ) residir
(8) Bonita ( ) comilão
3- Dê um antônimo para as palavras:
LINDO-
CONTENTE-
DEPRESSA-
PEQUENO-
ALTO-
MAGRO-
4-Copie as frases trocando as palavras destacadas por antônimos:
a) O livro é fino.
_______________________________________________
b) Mamãe acendeu a luz da sala.
_______________________________________________
c) O vestido da menina é comprido.
_______________________________________________
d) Mônica ganhou uma boneca pequena.
_______________________________________________
5- Forme frases usando as palavras a seguir:
a) contente – menino: ________________________________________________
b) ganhou – bola:_____________________________________________________
c) caminhar – jardim:_________________________________________________
6- Complete as palavras com ch, nh ou lh e copie-as novamente:
FI____OTES-
____UVA-
GATI____O-
COE____A-
PASSARI____O-
CAMI____O-
LI____A-
_____EGADA-
I____A-
_____AVE-
____EFE-
MI____OCA-
http//:suellyartes@blogspot.com.br
_____________________________________________________________________________________
ATIVIDADES
Escreva duas palavras que rimem com:
Pão:
Bola:
Argila:
Vizinha:
Fazer:
Dançar:
Gigante:
Escrever:
Agir:
Galinha:
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
Nome:__________________________________________ 4ª série
Avaliação de matemática
1- Resolva os problemas:
a) Se eu desse 15 docinhos a cada um dos 246 convidados de uma festa, quantos docinhos eu daria? b) André e Fábio fizeram 28 pacotes contendo 180 bandeirinhas cada pacote. Quantas bandeirinhas eles fizeram?
2- Faça as contas com atenção:
a) 161.215 : 23 =
b) 845.913 : 65 =
c) 7.012 : 28 =
d) 127.433 : 13 =
e) 102 x 33 =
f) 860 x 64 =
g) 2.801 x 46 =
h) 392.601 x 39 =
i) 32.741 + 28.800 =
j) 193.094 + 91.544 =
k) 799 + 123 =
l) 16.100 – 3.900 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 286.543 – 16.514 =
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
1. Leia: A aposta
Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.
Atividades
Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
______________________________________________________________
b) Qual a profissão do outro personagem?
______________________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?
______________________________________________________________
d) Onde se passa a história?
______________________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
______________________________________________________________
f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
______________________________________________________________
g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!
_____________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________
2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
______________________________________________________________
b) O cobrador teimou.
______________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
______________________________________________________________
3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho
b) desço
c) satisfeito
d) concordo
4. Escreva as palavras no plural:
a)nuvem
b)gás
c)quintal
d)anel
5. Reescreva as frases no singular:
a) Os girassóis estão cheios de formigas.
______________________________________________________________
b) Os anéis enfeitam as mãos.
______________________________________________________________
c) Os pires das xícaras são azuis.
______________________________________________________________
d) Os cães dormem nos canis dos quintais.
______________________________________________________________
6. Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo
b) menina
c) irmão
d) chinelo
7. Escreva as palavras no aumentativo:
a) sofá
b) tatu
c) boca
d) barca
8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão
b) imperatriz
c) rei
d) cão
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
http://suellyartes.blogspot.com
O leão e o ratinho
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo de sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão. O leão e o ratinho
_____________________________________________________________________________________
Deveres
1- Descubra o número:
58 + ____= 100
96 + ____= 222
71 + ____= 89
138 + ____= 345
2- Resolva as operações:
a) 751+167=
b) 539+682=
c) 438+325=
d) 266+213=
e) 981-532=
f) 729-318=
g) 999-200=
h) 496-189=
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
Deveres
1- Separe as palavras em sílabas e classifique-as:
Palavras sílabas classificação
Aparelho-
Beterraba-
Viagem-
Mão-
Sapatinho-
Explodindo-
Passear-
Limpeza-
Passarinho-
Osso-
Pão-
_____________________________________________________________________________________
Aluno(a):________________________________ série: ___________
Avaliação final de Português
A última corrida do ano
Último dia do ano. Por todo o mundo há um clima de despedida. Cada lugar dá seu adeus de forma diferente. Uns preferem atirar flores, outros dançar e cantar. E, se você for a São Paulo, verá pessoas que preferem correr pelas ruas da cidade.
Mas não se espante. Não é uma corrida desordenada. Trata-se da Corrida Internacional (ou Prova Pedestre Internacional) de São Silvestre. Desde 1925 atletas brasileiros, e a partir de 1947, também estrangeiros, participam dessa corrida no dia 31 de dezembro de cada ano. E os corredores percorrem, às vezes, mais de 9 mil metros num tempo médio de 25 minutos. Em 1982, o percurso foi aumentando para 13.584 metros, percorridos pelo vencedor em cerca de 40 minutos, baixando em seguida para 12.640 metros, com o tempo reduzido a cerca de 37 minutos.
Embora se trate de competição esportiva, o que mais encanta nessa corrida é o grande número de nações que mandam ao Brasil seus melhores atletas nessa modalidade, e então há um alegre convívio de pessoas de língua diferentes, mas que se entendem muito bem pelo espírito cordial que reina em todos os encontros, desde os primeiros treinos e reuniões de caráter mais festivo.
O mundo da criança, Encyclopaedia Britannica do Brasil, V.12: Comemorações.
Para interpretar:
1- Por que o título do texto é A última corrida do ano?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Complete o quadro de acordo com o texto:
Nome da competição:
Dia em que se realiza:
Local:
Distância percorrida:
Tempo aproximado de duração:
Primeiro ano da competição:
3- Por que no mundo todo há um clima de despedida, segundo o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- O que mais causa satisfação na Corrida de São Silvestre, de acordo com o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Qual é o seu esporte preferido? Por quê?
6- Classifique os substantivos em próprios e comuns:
Tecido:________________ Roupa:________________
Tiago:________________ Moeda:________________
Bahia:________________ Carlos:________________
Professora:_____________ Noiva:________________
Artes:_________________ São Luiz:______________
7- Acrescente características aos substantivos, preenchendo os espaços em branco com adjetivos:
a) A _______________ garota saiu de sua casa, passou por uma praça _______________ e se dirigiu ao __________________ clube onde encontrou as crianças _______________ .
b) O ______________ caminhão parou numa _______________ rua e o _____________ motorista entrou num edifício ________________ .
c) ________________ garotas orientavam o ________________ público que visitava a exposição industrial.
8- Passe as frases para o plural:
a) A camisa do jogador estava rasgada.
__________________________________________________________________________
b) O papel estava gostoso.
__________________________________________________________________________
c) O cachorro latiu bem alto.
__________________________________________________________________________
d) O menino comeu muito.
__________________________________________________________________________
9- Sublinhe os verbos e dê o tempo em que se encontram nas frases:
a) Eu repartir meu lanche com ele.
b) Nos fazemos doce.
c) Betinho andou de patins.
d) Ele partirá amanhã.
e) Você recebeu a carta?
f) Eles estudam suas lições.
10- Ditado:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça com atenção!
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
1- Calcule estas somas:
a) 13 + 45 +12 =
b) 53 + 48 + 9 =
c) 68 + 75 + 141=
d) 18 + 8 +246 =
e) 8 + 15 + 245 =
f) 36 + 142 + 1.247=
g) 84 + 6 + 156 + 2.361=
h) 3 + 115 + 4.632 + 10 + 10.420 =
2- Qual é a diferença?
a) 73 – 48 =
b) 261 – 94 =
c) 502 – 236 =
d) 104 – 47 =
e) 300 – 87 =
f) 100 – 45 =
g) 1.000 – 648 =
h) 2.000 – 1.245 =
i) 4. 237 – 1.843 =
j) 10.340 – 8.587 =
3- Resolva as multiplicações:
a) 358 X 6 =
b) 945 X 6 =
c) 280 X 9 =
d) 704 X 8 =
e) 816 X 4 =
f) 4.790 X 3 =
g) 8.619 X 5 =
h) 6.705 X 9 =
4- Copie completando as frases:
a) O triplo de 8.974 pessoas é ..................... pessoas.
b) O quádruplo de 3.941 laranjas é .......................... laranjas.
c) O sêxtuplo de R$ 12.407,00 é ..........................
d) O quíntuplo de 9.065 quilômetros é ........................
e) O dobro de 1.213 bolinhas é ........................ bolinhas.
5- Calcule as divisões:
a) 135 : 9 =
b) 184 : 6 =
c) 490 : 26 =
d) 1.827 : 35 =
e) 1.624 : 29 =
f) 1.790 : 48 =
g) 2.575 : 64 =
h) 2.275 : 27 =
i) 2.432 : 8 =
j) 2.480 : 12 =
6- Faça os problemas:
a) Uma fábrica produz 375 aparelhos eletrodomésticos por mês. Quantos aparelhos eletrodomésticos ela produzirá em 8 meses?
b) A soma de dois números é 3.506. Um deles é 937. Qual é o outro?
7- Resolva:
a) 1 dúzia e meia mais 7 unidades =
b) 3 centenas menos 2 dezenas =
c) 3 dúzias e meia mais 7 centenas =
d) 8 centenas mais 15 unidades menos 2 dezenas =
8- Calcule as operações :
a) 516 : 5 =
b) 692 : 3 =
c) 450 : 5 =
d) 4.974 : 7 =
e) 6000 X 8 =
f) 4180 X 7 =
g) 4063 X 5 =
h) 744 X 9 =
i) 62 + 14 + 12 + 8 =
j) 520 + 30 + 90 =
k ) 230 + 341 + 39 =
l ) 190 + 360 + 410 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 7.648 – 5.715 =
o) 10.407 – 123 =
p) 105.246 – 6.438 =
9- Pedro é caixa de um banco. Conforme o movimento, ele separa o dinheiro usando elásticos para fazer maços e pacotes. Qual a quantia que ele separa em cada situação?
a) 10 notas de 1 real.
b) 10 notas de 10 reais.
c) 10 notas de 100 reais.
d) 20 notas de 50 reais.
e) 5 notas de 10 reais e seis notas de 1 real.
f) 8 notas de 100 reais, 4 notas de 10 reais e 9 notas de 1 real.
10- Problemas:
a) No prédio onde mora Ana existem 205 apartamentos e onde Carlos mora, 168 apartamentos. Em que prédio existem mais apartamento? Quantos a mais?
b) Um estacionamento tem espaço para 200 carros. Já estão estacionados 124 carros. Quantos carros ainda poderão usar o estacionamento nesse momento?
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
Nome:__________________________________________________
Avaliação de Português
Leia o texto a seguir:
Eu tropeço e não desisto
A menina ordenhou a vaca para vender o leite. Enquanto caminhava, em direção ao mercado, ia sonhando...
Depois de vender o leite, com o dinheiro, compraria uma galinha. Esta, com certeza, botaria os ovos que ela venderia para comprar um vestido azul. Ficaria tão bonita que se casaria com um lindo príncipe, o qual a levaria para morar no castelo lá no alto da colina.
Entusiasmada, a menina olhou para a colina e pimba!, tropeçou numa pedra: o balde virou e não sobrou nem uma gota do leite.
A menina começou a chorar por ter perdido o seu sonho. De repente, surgiu uma mulher bem velha que falou assim:
Não chore, menina, porque chorar não resolve nada. Se quiser o seu sonho de volta, comece tudo de novo. Mas, dessa vez, preste atenção na pedra...
Nem deu tempo de a menina responder e a velha já havia desaparecido. Então a menina voltou para casa e , na manhã seguinte, começou tudo de novo: ordenhou a vaca para vender o leite. Só que, desta vez, ela estava mais atenta. Desviando da pedra no caminho conseguiu chegar ao mercado, onde vendeu o leite.
Com o dinheiro da venda, a menina comprou uma galinha.
A galinha, como era o esperado, botou muitos ovos, que ela também vendeu e assim pôde comprar o lindo vestido azul.
Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe...
Porém, nada de ele chegar. De repente, a velha surgiu novamente e disse:
Vá até a colina que o príncipe precisa de ajuda. Ele também não viu a pedra e caiu do cavalo.
A menina saiu correndo para socorrer o príncipe. Ele estava muito machucado. A menina levou-o para a casa dela, onde tratou com o maior carinho. Quando o príncipe finalmente sarou, estava tão encantado com a menina que a pediu em casamento.
Toda feliz, porque também se apaixonara pelo príncipe, a menina aceitou o pedido. Pôs de novo o vestido azul. O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do seu cavalo e foram em direção ao castelo... O príncipe, muito sonhador, e totalmente distraído, ia fazendo planos para o futuro... mas a menina prestava atenção.
Encontraram várias pedras no caminho, porém a menina sempre fazia como a velha havia ensinado. Ela era tão velha quanto o mundo e sabia das coisas principalmente do que é feito um sonho!
O príncipe e a princesa foram muito felizes. Eles descobriram que, na vida, o mais importante é jamais desistir.
NICOLELIS, G. L.
1- Pinte a alternativa que tem uma palavra que pode substituir a que está destacada na frase:
a) Entusiasmada, a menina olhou para a colina e pimba!, tropeçou em uma pedra.
curiosa animada preocupada
b) Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe...
aflito injusto alegre
c) O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do cavalo e foram em direção ao castelo...
brilho feliz preocupado
2- Responda:
a) Conte, resumidamente, qual era o sonho da menina.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quando a menina chorou por ter perdido seu sonho, apareceu uma mulher bem velha, que disse: “Não chore, menina, porque chorar não resolve nada”. Você concorda com ela? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Para realizar seu sonho, a menina planejou suas ações. Numere os fatos de acordo com a ordem dos acontecimentos:
( ) O leite é vendido no mercado.
( ) A galinha bota ovos.
( ) A menina compra um vestido azul.
( ) A vaca é ordenhada.
( ) A menina fica bonita e casa com o lindo príncipe.
( ) A menina compra uma galinha.
4- Explique a relação entre o título e a última frase
_____________________________________________________________________________________
http://suellyartes.blogspot.com
ORTOGRAFIA
As atividades podem ser mimeografas, xerocadas ou digitadas e distribuídas aos alunos. Na falta desses recursos, colocar na lousa. Os alunos poderão pintar os desenhos sugeridos.
I
O x tem 5 sons diferentes. Distribua as palavras abaixo em colunas de acordo com o som:
pirex - crucifixo - auxiliar - xarope - exame - tórax - exclamações - peixe - durex - boxe- trouxe - xícara - lixo - excursão - táxi - exército - máximo - próximo - peixaria - Alexandre - sexta-feira - explosão.
Sugestões -
1- Colocar na folha cinco balões bem grandes e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch - s - ss - z - ks . O aluno deverá agrupar as palavras no balão de acordo com o som.
2- Fazer 5 colunas e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch-s-ss-z e ks. O aluno deverá colocar em cada coluna as palavras de acordo com o som.
Complete as palavras com G ou J e depois as coloque nas escadas correspondentes:
1- _____ente
2- via_____ar
3- ma_____estade
4- ve_____etais
5- rea_____iu
6- _____eito
7- su_____eito
8- re_____ião
9- su_____eira
10- a via_____em
11- _____eléia
12- in_____eção
13- estran_____eiro
14- tra_____e
Coloque as palavras com X dentro do coelhinho e as com Ch dentro do ovo de Páscoa.
1- en_____ergar
2- _____efe
3- _____eiro
4- _____ícara
5- _____u_____u
6- _____ereta
7- _____eia
8- dei_____ava
9- co_____i_____o
10- _____ave
11- _____arope
12- abaca_____i
13- ria_____o
14- fai_____a
S ou Z ?
1- belo - bele_____a
2- princesa - prince_____inha
3- triste - triste_____a
4- rico - rique_____a
5- casa - ca_____inha
6- inglês - ingle_____a
7- pobre - pobre_____a
8- flor - flor_____inha
9- asa - a_____inha
10- português - portugue_____a
11- animal - animal_____inho
12- brasa - bra_____inha
13- chinês - chine_____a
14- japonês - japone_____a
Colocar as palavras com C no telhado, as com Ç na porta e as com SS na janela da casa.
1- a_____etinar
2- in____entivo
3- alma_____o
4- alcan_____e
5- a_____ude
6- a_____essor
7- ne_____essário
8- a_____ucena
9- ca_____ula
10-Sui_____a
11-in_____erto
12-so_____ego
U ou O ?
1- cap____eira
2- b_____eiro
3- mág_____a
4- ch_____visco
5- p______leiro
6- p_____lenta
7- tab_____ada
8- táb_____a
9- t_____ssir
10- eng_____lir
11- f_____cinho
12- jab____ticaba
S,Z ou X ? ( som de [z])
1- e_____ato 2- certe_____a
3- va_____o 4- va_____io
5- ve_____es 6- qui____er
7- e_____agero 8- ê____ito
9- arra_____ar 10- ami____ade
11-e____igência 12- e_____ibir
13- mole___a 14- pe____o
15- e___ílio 16- co____inha
17- bri___a 18- li___o
X ou XC .
Coloque X ou XC nas palavras:
1- má_____imo
2- e___esso
3- e____edente
4- trou____e
5- au_____ílio
6- e_____eção
7- e_____elente
8- pró_____ima
9- apro____imação
10- e____edia
11- pro____imidade
12- e____epcional
COMPLETAR COM : SS - Ç - S
1- pa_____agem
2- ân_____sia
3- al_____a
4- pri____ão
5- alma_____o
6- a_____úcar
7- a_____ude
8- preten____ão
9- ma______agista
10- so_____ego
11- ca_____ula
12- dor____o
13- dan___arino
COMPLETE COM : J- G
1- ____ íria
2- ori____em
3- pro_____eto
4- desa_____eitado
5- ____elatina
6- en____ôo
7- laran____eira
8- re_____ime
9- ____urado
10- mar_____em
11- tra____eto
12- frá____il
13- sar_____ento
http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________
ALUNO: ______________________________SÉRIE: __________ DATA: ______________
LETRAS DO ALFABETO:
A- B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z.
a- b- c- d- e – f- g- h- i- j- k- l- m- n- o- p- q- r- s- t- u- v- w- x- y- z.
VOGAIS:
A- E- I- O- U
a- e- i- o- u
1) LEIA AS SÍLABAS ABAIXO:
BA – BE – BI – BO – BU
CA – CO – CU
DA – DE – DI – DO – DU
FA – FE – FI – FO – FU
GA – GO – GU
JA – JE – JI – JO – JU
LA – LE – LI – LO – LU
MA – ME – MI – MO – MU
NA – NE – NI – NO – NU
2) FORME 20 PALAVRAS COM AS SÍLABAS ACIMA:
1- ___________ 6- ___________ 11- ___________ 16- ___________
2- ___________ 7- ___________ 12- ___________ 17- ___________
3- ___________ 8- ___________ 13- ___________ 18- ___________
4- ___________ 9- ___________ 14- ___________ 19- ___________
5- ___________ 10- ___________ 15- ___________ 20- __________
http://suellyartes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário