sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


historia e geografia

Pois é, normalmente usamos as duas palavras como se tivesse o mesmo significado, mas são diferentes: o tempo significa como estão as condições atmosféricas em um determinado período do dia, ou seja, está quente, com possibilidade de chuvas, ou muito frio, com possibilidade de nevar. O tempo pode mudar rapidamente, e depende muito de alguns fatores, como por exemplo, se mudar a direção e a velocidade do vento ou se aumentar a umidade do ar. Já o clima representa as condições atmosféricas consideradas como padrão de uma região, é mais duradouro, ou seja, permanece por séculos da mesma forma. Portanto, quando você está de férias tem que saber como está o tempo daquela região.
Tipos de Clima
Nosso planeta tem climas diferenciados e, para poder estudar melhor como são esses climas, os geógrafos traçaram linhas imaginárias dividindo a terra de acordo com a incidência do sol sobre a Terra. Existem 3 linhas imaginárias: a primeira é a linha do Equador, que divide a Terra em duas metades ou hemisférios norte e sul e das outras duas fazem parte os dois trópicos, de Capricórnio e deCâncer. Os trópicos são as linhas imaginárias paralelas à linha do Equador.
Assim temos tipos de climas diferenciados na Terra, veja só:
Equatorial: tipo de clima que tem temperatura média de 25°C e está presente nas regiões que ficam próximas à linha do Equador. Nessas regiões chove durante todo o ano e como exemplos podemos mencionar a região da Floresta Amazônica, Colômbia, Suriname (América do Sul), no Congo (África) e na Malásia (Ásia).
Tropical: tipos de clima com temperatura média superior a 20°C, e no verão pode ser superior a 25°C com alto índice de chuvas. No inverno há períodos de seca. É encontrado no Nordeste, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil e, na Venezuela (América do Sul), na Austrália (Oceania), na Índia e na China (Ásia) e na África do Sul (África).
Temperado: clima predominante nas regiões situadas entre o Polo Norte e o Trópico de Câncer e entre o Trópico de Capricórnio e o Polo Sul. As temperaturas ficam em torno de 18°C, mas no inverno podem chegar até zero grau. As chuvas são bem distribuídas durante o ano e as estação são bem definidas. Este tipo de clima é encontrado no Sul do Brasil e em países como Argentina e Chile (América do Sul), Estados Unidos (América do Norte), Grécia e Itália (Europa), Coreia do Norte e Japão (Ásia).
Mediterrâneo: tipo de clima temperado com chuvas mais intensas no inverno e no outono e com verões quentes e secos. É encontrado principalmente no sul da Europa, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, mas também ocorre nos Estados Unidos (América do Norte) e no Chile (América do Sul), por exemplo.
Continental: clima caracterizado por temperatura média superior a 10°C nos meses mais quentes e inferior a zero grau nos meses mais frios. É registrado em regiões no interior dos continentes, como na China (Ásia), no Canadá e nos Estados Unidos (América do Norte) e na Rússia (Europa/Ásia).
Polar: clima característico das regiões polares tem temperaturas médias abaixo de zero grau, com inverno longo e verão seco e curto. Raramente chove e, quando há precipitação, ela ocorre em forma de neve. O clima polar é encontrado, por exemplo, em todo o continente da Antártida, no Canadá, nos Estados Unidos (América do Norte) e na Islândia (Europa).
Árido: este tipo de clima é também chamado de desértico, a umidade atmosférica é baixa e as temperaturas são elevadas. Esse tipo de clima é encontrado na Austrália (Oceania), na China (Ásia), nos Estados Unidos (América do Norte), no Chile e no Peru (América do Sul) e na Namíbia (África), por exemplo.
Fenômenos Climáticos
Mudanças bruscas no tempo (e não no clima!) podem desencadearfenômenos climáticos naturais que algumas vezes podem destruir cidades, veja quais são eles:
Seca: é o fenômeno climático causado pela insuficiência de chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande, causando, muitas vezes problemas de erosão.
Inundação: é o resultado de uma grande quantidade de chuva que não foi suficientemente absorvida por rios e outras formas de escoamento. Há dois tipos de inundação: a inundação fluvial, quando há uma grande precipitação, causando esta o transbordamento de rios, lagos, etc., e a inundação de origem marítima, que é causada por grandes ondas, são os chamados tsunamis.
Furacão e tufão: são nomes regionais para ciclones tropicais de grande intensidade. São sempre devastadores, apesar de ter intensidades diferentes. Formam-se pelo encontro das massas de ar quente e fria. Apesar dessas massas de ar não se misturarem, quando chocam ocorre um movimento circular entre elas, já que o ar frio tende a descer e o ar quente tende a subir. De modo geral não duram mais que uma hora e a velocidade de deslocação pode variar entre 1,5Km/h e 400Km/h.
Incêndios: existem incêndios que são provocados por fatores naturais e não pela ação do homem como é o caso das descargas elétricas provenientes de raios e trovões. Esse tipo de incêndio afeta com mais frequência as florestas.
Raio: é uma descarga elétrica muito intensa que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares às vezes com muitos quilômetros de distância até o solo. Este fenômeno produz um clarão conhecido como relâmpago e também uma onda sonora chamada trovão.
Curiosidade
O Brasil é o campeão mundial em incidência de raios. Cerca de 100 milhões atingem o solo brasileiro todos os anos. Os raios provocam cerca de 200 mortes por ano e o fere outras 1000.
(fonte: Guia dos Curiosos)

A História das Moradias - Atividades e Modelos de Casas

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Projeto Moradia:

Eixo de trabalho predominante: Levar o aluno a conhecer diferentes tipos de moradia,
elacionando-as aos materiais de que são construídas, bem como aos aspectos econômi-
os e culturais das construções. Perceber a moradia como direito do cidadão.

Áreas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa

Tema Transversal: Meio Ambiente

***Esclarecer para os alunos que eles irão pesquisar sobre os diferentes tipos de moradia
que existem no Brasil e em outros países. Informá-los que a partir deste estudo irão
produzir jogos da memória (ou outro produto final escolhido) para serem doados a classes da
educação infantil.
Vocês também poderão doar um exemplar para a biblioteca da escola.

É importante que toda a pesquisa sobre
diferentes moradias não se restrinja à sua
arquitetura, mas também ao modo de vida das

pessoas que habitam diferentes lugares. Favelas
e outras habitações utilizadas por pessoas de
classes sociais desfavorecidas devem fazer
parte deste trabalho. Quanto mais os alunos
puderem estabelecer relações entre cultura,
moradia, situação econômica, clima,
vegetação e outros elementos, mais terão a
possibilidade de “construírem um olhar” para
as paisagens.
• Entrevistar moradores das moradias
pesquisadas para saber mais sobre seu modo
de vida pode ajudar os alunos a aprofundarem
seus conhecimentos. Para isso você deve
elaborar questões junto com os alunos e
socializar as








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